Palestrantes
Andres Lombana-Bermudez
Andres é professor assistente de comunicação na Universidad Javeriana, pesquisador associado do Centro de Internet y Sociedad de la Universidad del Rosario (ISUR) e professor associado do Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard.
Armando Guio Español
Sou advogado com Mestrado em Direito pela Harvard Law School (LL.M. '16) e Mestrado em Políticas Públicas pela Oxford University (MPP '18). Desenhei e trabalhei na implementação da Estratégia de IA da Colômbia. Também contribuí para iniciativas públicas de IA no Chile, Brasil, Peru e Argentina e desenhei a estratégia de IA da UNESCO na América Latina. Atualmente, sou Consultor do CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina no desenho e implementação de políticas de IA.
Auxane Boch
Auxane Boch é doutoranda na Escola de Administração da Universidade Técnica de Munique (TUM) e pesquisadora associada do TUM Institute for Ethics in Artificial Intelligence (TUM IEAI). Sua pesquisa se concentra na responsabilidade de sistemas de IA, cultura e percepção de ética, robótica social, videogames e educação. Além disso, é Beyond Fellow no TUM International Future Lab na equipe de ética da AI for Earth Observation. Por fim, Auxane trabalha profusamente com o grupo Women in AI e é embaixadora do Women in Games.
Beatriz Botero
Dra. Beatriz Botero Arcila é professora assistente de direito em economia da informação digital na Sciences Po Law School e professora associada ao Berkman Klein Center for Internet & Society na Harvard University. Sua pesquisa e experiência concentram-se em governança de dados em ambientes urbanos e como diferentes estruturas de governança têm diferentes impactos na vida das pessoas. Trabalhos recentes exploraram modos de governança de dados em projetos de cidades inteligentes, economia compartilhada e aplicativos de rastreamento de contatos Covid.
Ela está atualmente estudando tecnologias de vigilância adotadas para fornecer segurança pública tanto na Europa quanto nos EUA e como elas interagem com outros interesses públicos (ou seja, liberdades civis) e estruturas e incentivos institucionais.
Carlos Affonso Souza
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor da Faculdade de Direito da UERJ e da PUC-Rio, lecionando disciplinas como Direito e Tecnologia, Direito dos Contratos e História do Direito. Pesquisador Visitante do Information Society Project, da Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Membro da Comissão de Direito Autoral da OAB/RJ (desde 2007). Policy Fellow da ONG Access. Consultor do Observatório da Internet no Brasil, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Cofundador e diretor do ITS Rio.
Carolina Rossini
Carolina Rossini é a Diretora de Parcerias e Pesquisa da Datasphere Initiative. Carolina tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia e legislação de telecomunicações, política e gestão, estratégia e desenvolvimento sem fins lucrativos. Ela é uma jovem líder global do Fórum Econômico Mundial e professora de direito da Boston University Law School. Ela trabalhou para empresas, incluindo Telefónica e Facebook, e várias organizações sem fins lucrativos, incluindo Public Knowledge, Electronic Frontier Foundation e Wikimedia Foundation. Ela trabalhou para o Prof. Yochai Benkler como bolsista de 3 anos e Coordenadora de Projetos no Berkman Klein Center na Universidade de Harvard. Ela é cofundadora e conselheira sênior do Portulans Institute, onde foi CEO por seus 2 primeiros anos, e é membro do conselho do InternetLab (Brasil), Derechos Digitales (Chile), #IamtheCode (Global) , e Instituto EducaDigital (Brasil). É advogada, formada pela Universidade de São Paulo – FADUSP (2000). Possui os seguintes mestrados: MBA pelo Instituto de Empresa (2004), Relações Econômicas Internacionais (Santiago Dantas – UNICAMP/UNESP – 2005), LL.M. em Propriedade Intelectual pela Boston University (2008).
Celina Bottino
Graduada em Direito pela PUC-Rio, Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Harvard. Especialista em direitos humanos e tecnologia. Foi pesquisadora da Human Rights Watch em Nova York. Supervisora da Clínica de Direitos Humanos da FGV Direito-Rio. Foi consultora da Clínica de Direitos Humanos de Harvard e pesquisadora do ISER. Associada do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolve pesquisas na área de direitos humanos e tecnologia coordenando projetos na área de liberdade de expressão e privacidade. É afiliada ao Berkman Klein Center de Harvard e diretora de projetos do ITS.
Christian Fieseler
Christian Fieseler é professor de gestão de comunicação na BI Norwegian Business School e diretor do Nordic Center for Internet and Society. A pesquisa de Christian está focada na questão de como indivíduos e organizações se adaptam à mudança trazida pelas novas mídias digitais e como projetar espaços participativos e inclusivos nesse novo regime de mídia.
Ciro Ferreira
Ciro Eduardo Ferreira é diplomata baseado em Brasília na Divisão de Assuntos Digitais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil a partir de 2020. Trabalhou com questões de economia digital, incluindo Inteligência Artificial e infraestrutura de conectividade. Anteriormente, trabalhou como analista de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência e Tecnologia (2013-2019). Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012).
Christian Perrone
Pesquisador Fulbright (Universidade de Georgetown, EUA), Doutorando (UERJ) em Direito Internacional e Direito Digital; Mestre - LL.M.- em Direito Internacional (Universidade de Cambridge, Reino Unido); Diplomado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pelo Instituto Universitário Europeu (EUI, Itália). Ex-secretário da Comissão Jurídica Interamericana da OEA e especialista em Direitos Humanos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Atualmente, advogado, consultor de Políticas Públicas e Head das áreas de Direito e Tecnologia e GovTech do ITS.
Christoph Lutz
Christoph Lutz (Dr. oec., University of St. Gallen, Suíça) é Professor Associado do Departamento de Comunicação e Cultura, BI Norwegian Business School, Noruega. Ele também é codiretor do Nordic Center for Internet and Society, um centro de pesquisa líder em Internet e Sociedade na Europa. Seus interesses de pesquisa incluem desigualdade digital, mídia social, privacidade, economia compartilhada e robôs sociais. Christoph publicou amplamente sobre esses tópicos em periódicos de primeira linha, como New Media & Society, Information, Communication & Society, Big Data & Society, Social Media + Society, Journal of Business Research, Journal of Management Information Systems, JASIST, Communications of a ACM, e Ética em Ciência e Engenharia.
Diego Cerqueira
Engenheiro de Software, graduado em Sistemas de Informação, mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC-COPPE) da UFRJ. Foi Pesquisador e Líder Técnico no ITS Rio, onde construiu inovações cívicas como Mudamos+, LGPDJus e Pegabot. Atualmente Especialista Web no Ceweb.br do NIC.br, atuando com Governança da Internet e políticas públicas de internet, desenvolvendo projetos com foco em Inteligência Artificial e disseminação de Tecnologias Web abertas. É Conselheiro Estratégico do data_labe e Fellow do Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR).
Elisabeth Sylvan
Dra. Elisabeth ("Lis") Sylvan é a Diretora Administrativa do Berkman Klein Center for Internet & Society na Universidade de Harvard. O interesse da Dra. Sylvan é em sistemas sociotécnicos que apoiam a criatividade, o conhecimento compartilhado e a colaboração. No BKC ela supervisiona o operações de todos os esforços fora dos projetos independentes do corpo docente, lidera uma variedade de iniciativas educacionais e de pesquisa sobre juventude, tecnologia e aprendizado e lidera novos programas educacionais, como o projeto Digital Self Determination e Research Sprints. Anteriormente, Lis foi vice-presidente de educação da The Tech Interactive no Vale do Silício e Cientista Pesquisador na empresa de P&D educacional, TERC. O Dr. Sylvan possui mestrado e doutorado no MIT Media Lab.
Diogo Cortiz
Diogo Cortiz é Pesquisador do Núcleo Brasileiro de Informação em Rede (NIC.br) e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, com bolsa de doutorado pela Universite Paris I - Sorbonne. Especialista em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS. Ele fez uma pesquisa de pós-doutorado em RV e Metaverso na Universidade de Salamanca (Espanha) e foi pesquisador visitante no Laboratório de Ciências Cognitivas da Universidade Queen Mary de Londres. Tem pesquisas na intersecção entre Design e IA focadas em entender o comportamento humano no universo digital.
Ellen Hohma
Ellen Hohma é pesquisadora do Instituto de Ética em IA da Universidade Técnica de Munique e doutoranda na TUM Chair of Business Ethics. Ela é bacharel e mestre em Gestão e Tecnologia pela TUM e bacharel em Ciência da Computação pela Ludwig Maximilian University of Munich (LMU). Em sua pesquisa, ela investiga através de vários projetos relacionados à prática em conjunto com parceiros do setor, como Fujitsu, Munich RE ou Celonis, como os sistemas de IA e seus operadores podem cumprir responsabilidades e obrigações de prestação de contas por meio de métodos técnicos ou não técnicos.
Danilo Doneda
Advogado. Professor no IDP. Diretor do Cedis/IDP. Membro do Conselho Nacional de Proteção de dados e da Privacidade. Membro do Conselho Diretor da IAPP - International Association of Privacy Professionals
Franziska Poszler
Franziska Poszler é estudante de doutorado e pesquisadora associada da Cátedra de Ética Empresarial da Universidade Técnica de Munique, Alemanha. Ela trabalha em uma equipe interdisciplinar no projeto de pesquisa "Autonomous Driving Ethics", que investiga como incorporar a tomada de decisão ética na lógica dos veículos automatizados. Em sua tese de doutorado, ela explora as possibilidades de implementação e a admissibilidade de operacionalizar/implementar teorias éticas dentro das tecnologias. Formação educacional: Franziska concluiu seu bacharelado em Filosofia e também em Administração de Empresas com especialização em Psicologia na Ludwig-Maximilians-Universidade de Munique. Ela recebeu seu mestrado em "Comportamento Organizacional" pela London School of Economics and Political Science, no Reino Unido.
Gemma Newlands
Candidato a PhD na Universidade de Amsterdã e Stipendiary Fellow no Nordic Centre for Internet & Society
Janaina Costa
É advogada, pesquisadora, bacharel em Direito pela UFMG e Mestre em Desenvolvimento Econômico e Social pelo IEDES - Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atuou como advogada cível, tributarista e como diretora da Diretoria de Convênios e Prestação de Contas da SEC de Minas Gerais. Também executou projetos de desenvolvimento local em consultoria para prefeitura e organizações francesas. Hoje atua como pesquisadora e se interessa por políticas públicas inovadoras que contribuam para a satisfação, fomento e proteção dos direitos humanos.
Kari Laumann
Kari Laumann é gerente de projeto do Regulatory Sandbox for Privacy and AI da Norwegian Data Protection Authority (NDPA). O sandbox é uma das várias iniciativas da Estratégia Nacional para IA do governo norueguês, onde o objetivo é estimular a IA inovadora e responsável. Laumann tem vários anos de experiência do NDPA como cientista social com foco em estratégia, análise e desenvolvimento de políticas. Ela liderou o trabalho com o relatório sobre IA e privacidade que o NDPA lançou em 2018.
Laura Schertel
Pesquisadora visitante da Goethe Universität Frankfurt com a bolsa Capes Alexander von Humboldt; Professora de Direito Privado e advogada. Especialista em privacidade e proteção de dados. PhD na Universidade Humboldt de Berlim.
Marina Gonçalves Garrote
Pesquisadora da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa. Mestranda em Processo Civil pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Advogada em São Paulo. Coautora do policy paper "Entre a visibilidade e a exclusão" (2022).
Mariana Valente
Professora de direito na Universidade de St. Gallen (Suíça), diretora do InternetLab. É advogada, doutora em sociologia jurídica na Faculdade de Direito da USP, e membra da Comissão de Juristas do Senado de Inteligência Artificial.
Micaela Mantegna
Conhecida como a “Abogamer”, Micaela Mantegna é advogada e ativista especializada em videogames e XR policy, criatividade artificial e ética em IA.
Atualmente TED Fellow e afiliada do Berkman Klein Center em Harvard, sua pesquisa se concentra na ética e governança do metaverso; inteligência artificial generativa, criatividade e direitos autorais. Ela fez parte da equipe vermelha externa que contribuiu para avaliar o DALL·E 2 Preview da OpenAI e sua palestra no TED, “Como impedir que o metaverso se torne a sequência ruim da internet” reuniu mais de 400 mil visualizações.
Ela é autora de vários artigos e artigos na interseção de jogos, ética, XR, criatividade e inteligência artificial. Seu primeiro livro "ARTficial: criatividade, inteligência artificial e direitos autorais" está atualmente no prelo, em setembro de 2022.
Miriam Wimmer
Doutora em Comunicação pela UnB, Mestre em Direito Público e graduada em Direito pela UERJ. Certificada como especialista em proteção de dados pessoais (Europa) pela International Association of Privacy Professionals (CIPP/E). Professora do mestrado e do doutorado em Direito do IDP-Brasília. É servidora pública desde 2007, integrante da carreira de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Anatel. Ocupou diferentes cargos de direção no Ministério das Comunicações - MC e no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, onde coordenou a elaboração da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital e a primeira formulação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. Integrante da Comissão de Juristas do Senado para elaboração de minuta de projeto de lei sobre Inteligência Artificial. É, atualmente, Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD.
Nina Desgranges
Mestranda em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS e cientista social também pela UFRJ. Desde 2019 é vinculada ao Laboratório de Estudos Digitais (LED-IFCS) e à Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits), onde pesquisa plataformas de delivery e plataformização. Integra o comitê editorial da Revista Habitus e é vice-coordenadora do Acontece no IFCS, produzindo conteúdo de divulgação científica. Trabalha como voluntária na codificação subnacional de políticas no Brasil, no projeto Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OxCGRT) da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford. Tem interesse pela sociologia da tecnologia e experiência com métodos digitais e pesquisas qualitativas, em especial etnografia digital. No ITS, é pesquisadora júnior de GovTech.
Nuria López
Doutora em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC-SP e Head de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados da Daniel Advogados
Rafael Grohmann
Professor assistente de estudos de mídia com foco em plataforma crítica e estudos de dados na Universidade de Toronto Scarborough (UTSC), com uma nomeação cruzada de pós-graduação na Faculdade de Informação (iSchool). Diretor da Iniciativa DigiLabour. Pesquisador do projeto Fairwork. Membro do Conselho Editorial das revistas Big Data & Society e Work, Employment and Society. Membro do Scholars Council, Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), UCLA. Membro do Conselho Fundador da Labor Tech Research Network. Seus interesses de pesquisa incluem cooperativismo de plataforma e plataformas de propriedade de trabalhadores, trabalho e IA, datificação, organização de trabalhadores, trabalho de plataforma, comunicação e trabalho. É doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo.
Samson Esayas
Dr. Samson Esayas é professor associado da BI Norwegian Business School e ensina uma ampla variedade de tópicos sobre direito e tecnologia, incluindo privacidade e proteção de dados, LegalTech e direito de concorrência da UE. Sua pesquisa se concentra na interação entre lei, tecnologia e mercados como ferramentas regulatórias, com ênfase particular no combate aos danos do poder de dados usando privacidade de dados e leis de concorrência.
Sandra Cortesi
A Dra. Sandra Cortesi é a Diretora do projeto Juventude e Mídia do Berkman Klein Center for Internet & Society da Universidade de Harvard. Na Youth and Media, Sandra colabora de perto com jovens talentosos (de 12 a 18 anos) e se envolve com pesquisadores da área que compartilham o interesse em explorar maneiras inovadoras de entender, avaliar e moldar os desafios sociais atuais e futuros emergentes no mundo digital. O trabalho atual de Sandra se concentra em áreas (interconectadas) da vida dos jovens, incluindo qualidade da informação e ecossistema de notícias; bem-estar; riscos à segurança e privacidade; o futuro do trabalho, das competências digitais e da aprendizagem ao longo da vida; tecnologias emergentes (por exemplo, IA, AR, VR); e espaços para participação juvenil, engajamento cívico e inovação.
Sabelo Mhlambi
Sabelo Mhlambi é o fundador da Bhala, uma startup de IA que democratiza os avanços da IA para milhões de africanos por meio do Processamento de Linguagem Natural de línguas africanas e línguas visuais africanas. Ele também é o fundador da Bantocracia, uma organização de interesse público que se concentra na ética e tecnologia do Ubuntu. Atualmente, Mhlambi é bolsista do Berkman-Klein Center for Internet & Society, bolsista do Digital Civil Society Lab de Stanford e bolsista de tecnologia e direitos humanos de 2019-2020 no Carr Center for Human Rights Policy.
Sarah Newman
Sarah Newman é Diretora de Arte e Educação do metaLAB em Harvard, no Berkman Klein Center for Internet & Society. Trabalhando na interseção de pesquisa e arte, seu trabalho se envolve com o papel da tecnologia na experiência humana. Além de sua prática artística, ela também é educadora e lidera oficinas criativas para abordar problemas de pesquisa interdisciplinar. O trabalho de Newman foi exibido em Nova York, São Francisco, Berlim, Roma e Londres, e ela realizou residências artísticas na Alemanha, Suécia e Itália. Sua pesquisa em Inteligência Artificial e tecnologias relacionadas investiga como as tecnologias emergentes incorporam e espelham desafios sociais, éticos e históricos. Ela é cofundadora do Data Nutrition Project, que projeta ferramentas e práticas para o desenvolvimento responsável de IA. Newman é bacharel em Filosofia pela Washington University em St. Louis e possui mestrado em Artes de Imagem pelo Rochester Institute of Technology. Newman foi 2017 AI Grant Fellow, 2018 e 2021 Harvard Assembly Fellow, 2018-2020 Fellow na Royal Society of Art, Rockefeller AI Bellagio Resident em 2019 e artista residente em 2019-2020 na Northeastern University's School of Lei. Ela é uma bolsista atual do National Endowment for the Arts trabalhando em um projeto na interseção de tecnologia e justiça criminal.
Shaun Pather
Shaun Pather é Professor e Presidente do Departamento de Sistemas de Informação e Vice-Reitor de Pesquisa na Faculdade de Ciências Econômicas e de Gestão da Universidade de Western Cape. Ele é um pesquisador classificado pela NRF e Fulbright Scholar, cuja experiência e práxis associada dizem respeito ao avanço da Sociedade da Informação no desenvolvimento de contextos sociais. Seu trabalho se concentra na concepção e implantação de intervenções facilitadas por TIC para promover objetivos sociais e econômicos em países em desenvolvimento. Nesse sentido, Shaun esteve envolvido em várias intervenções de prova de conceito para fornecer soluções de exclusão digital para comunidades marginalizadas. Ele publicou amplamente sobre TIC para o Desenvolvimento (ICT4D), Governo Eletrônico e Avaliação de TI e atualmente é um defensor da perpetuação dos direitos humanos dentro da aplicação da inovação emergente de 4IR.
Silvana Bahia
Silvana Bahia é codiretora executiva do Olabi, coordenadora da PretaLab - iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. Mestre em cultura e Territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de arte e Inteligência Artificial da USP. Em 2022 foi considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra. Em 2021 recebeu o prêmio Protagonista Brasil, País Digital que reconhece lideranças oriundas dos setores público e privado, assim como da sociedade civil, que se destacaram por sua atuação em projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do país.
Susan E. Hendrickson
Susan E. Hendrickson é Diretora Executiva do Berkman Klein Center for Internet & Society em Harvard e professora na Harvard Law School. Seu trabalho se concentra em tecnologias emergentes e disruptivas e suas implicações para a democracia, os direitos humanos e o interesse público. Sua experiência lidando com questões jurídicas, comerciais e de políticas públicas complexas em tecnologia emergente abrange três décadas e uma ampla gama de tecnologias, incluindo mídia social, IA, tecnologias de comunicação e rede, sistemas autônomos, biotecnologia, fintech, educação digital, semicondutores, Web 3.0 e tecnologias AR/VR/XR. Sue atua no conselho da Human Rights First e como consultora de seu Laboratório de Inovação. Antes da Berkman Klein, Sue foi sócia da Arnold & Porter, onde co-liderou as práticas de Transações de Tecnologia e Ciências da Vida. Ela é formada pela Harvard College, Harvard Law School e Harvard Kennedy School, e foi editora da Harvard Law Review.
Urs Gasser
Reitor, TUM School of Social Sciences & Technology
Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa
Vanessa Rosa é uma artista visual e historiadora de arte brasileira radicada nos Estados Unidos. Seu trabalho mescla mídia física e digital em um storytelling continuum. Murais se tornam portais para um mundo imaginário com mapeamento de projeção, cerâmicas se metamorfoseiam em entidades vivas com o auxílio de modelos de IA. Ela cria contos fictícios sobre a história do mundo, passado e possíveis futuros entrelaçados. Vanessa é uma das organizadoras do Mars College, um programa educacional, laboratório de P&D e comunidade residencial off-grid dedicada a cultivar um estilo de vida de alta tecnologia e baixo custo. Ela também é a criadora de Little Martians, um universo de ficção científica que mescla cerâmica, digitalizações 3D e IA.
Yasodara Cordova
Atua como Principal Privacy Researcher na Unico, IDTech pioneira e líder em soluções de identidade digital no Brasil. É MC/MPA Ford Foundation Mason Fellow no Ash Center para Governança Democrática e Inovação da Universidade de Harvard (EUA) e também foi membro do Conselho Consultivo de Segurança da TikTok no Brasil. Yasodara é ativista de privacidade na Internet há mais de 15 anos, tendo trabalhado no governo federal, na academia, setor privado e como consultora Sênior do Banco Mundial para implementar projetos de segurança e privacidade em diversos países.